post

Os critérios que os gestores de fundos mútuos usam para selecionar seus ativos variam amplamente de acordo com o gerente individual. Portanto, ao escolher um fundo, você deve analisar atentamente o estilo de investimento do gerente para se adequar ao seu perfil de risco-recompensa.

 

“O estilo de investimento é incrivelmente importante devido à maneira como o investimento funciona”, diz Chris Geczy, diretor do programa de gerenciamento de patrimônio da The Wharton School na Universidade da Pensilvânia.

 

“Tanto o risco quanto o retorno estão conectados ao estilo. De acordo com a teoria de portfólio de prática atual, você pode otimizar uma mistura de estilos para diversificação, equilibrando recompensa e risco.”

 

Veja aqui 6 estratégias de investimento comuns entre os gerentes de fundos, incluindo:

 

  • – Investimento top-down
  • – Investimento bottom-up
  • – Análise fundamental
  • – Análise técnica
  • – Investimento Contrário
  • – Investimento em dividendos

 

Investimento top-down ou bottom-up

 

As estratégias de investimento de top-down envolvem a escolha de ativos com base em um grande tema.

 

Por exemplo, se um gestor de fundos antecipar que a economia crescerá de forma acentuada, ele ou ela poderá comprar ações em toda a linha. Ou o gerente pode comprar ações em setores econômicos específicos, como industrial e alta tecnologia, que tendem a superar o desempenho quando a economia está forte.

 

Se o gestor espera que a economia caia, pode estimulá-lo a vender ações ou comprar ações em setores defensivos, como assistência médica e bens de consumo básico.

Gerentes de bottom up escolhem ações com base na força de uma empresa individual, independentemente do que está acontecendo na economia como um todo ou no setor em que a empresa está.

 

“A grande vantagem de Top-Down é que você está olhando para a floresta e não para as árvores”, diz Mick Heyman, consultor financeiro independente em San Diego. Isso facilita a seleção de ações ou outros investimentos.

 

E, “Quando você está certo, você está certo”, diz Tim Ghriskey, co-fundador da Solaris Asset Management em Bedford Hills, Nova York.

 

É claro que os gerentes podem estar errados em sua grande ideia. E mesmo se eles estiverem certos, isso não garante que eles escolherão os investimentos certos.

Clique aqui para mais informações

“Um bom exemplo é o ouro”, diz James Holtzman, acionista da Legend Financial Advisors, em Pittsburgh. “Isso faria sentido para um investidor de top-down. Mas e se você estiver olhando para uma ação de mineração de ouro e a empresa estiver sendo atropelada? O estoque em particular pode estar pronto para entrar em colapso, embora investir em ouro faça sentido. ”

 

Um gerente de bottom-up se beneficia de uma pesquisa minuciosa em uma empresa individual, mas uma queda no mercado muitas vezes puxa os investimentos mais fortes para baixo.

estrategias de investimento

Análise fundamental ou técnica

 

A análise fundamental envolve a avaliação de todos os fatores que afetam o desempenho de um investimento. Para uma ação, isso significaria olhar para todas as informações financeiras da empresa e também envolver reuniões com executivos, funcionários, fornecedores, clientes e concorrentes da empresa. “Você quer analisar o gerenciamento, entender realmente o que está impulsionando a empresa e de onde vem o crescimento”, diz Heyman.

 

A análise técnica envolve a escolha de ativos com base em padrões de negociação anteriores. Você está vendo as tendências do preço de um investimento.

 

A maioria dos gerentes enfatiza a análise fundamental, porque eles querem entender o que impulsionará o crescimento. Os investidores esperam que a ação aumente caso a empresa esteja lucrando, por exemplo.

 

Mas os fundamentos nem sempre carregam o dia. “Você pode ter um período de tempo em que o mercado se move em técnicas”, diz Holtzman.

 

Heyman vê o poder na análise técnica, porque ele acredita que o preço de um ativo em um único momento reflete todas as informações disponíveis sobre ele. Os melhores gerentes usam os fundamentos e os técnicos, diz ele. “Se uma ação tem bons fundamentos, deve ser estável para subir. Se não estiver aumentando, o mercado está dizendo que você está errado ou que deveria se concentrar em outra coisa. ”

 

Investimento Contrário

 

Os gerentes contrários escolhem ativos que estão em desuso. Eles determinam o consenso do mercado sobre uma empresa ou setor e depois apostam contra ele.

 

O estilo contrário é geralmente alinhado com uma estratégia de investimento de valor, o que significa comprar ativos que são subvalorizados por alguma medida estatística, diz Geczy, da Wharton.

 

“No longo prazo, o valor bateu o crescimento de ativos em todo o mundo, embora durante certos períodos isso não seja verdade”, diz ele. “O estilo “investimento contrário” geralmente recompensa os investidores, mas você tem que escolher os ativos certos no momento certo.”

 

O risco, é claro, é que o consenso esteja certo, o que resulta em apostas e perdas erradas para um gerente em contramão.

 

o que é investimento contrário

 

Investimento em dividendos

 

Como o nome sugere, os fundos de dividendos compram ações com um forte histórico de lucros e dividendos. Devido à volatilidade do mercado de ações dos últimos anos, muitos investidores gostam da ideia de um fundo que lhes oferece um pagamento regular.

 

“Mesmo que o preço caia, pelo menos você está ganhando alguma renda”, diz Russ Kinnel, diretor de pesquisa de fundos mútuos da Morningstar. “É uma boa maneira de suplementar a renda se você estiver aposentado.”

Saiba mais clicando aqui

No entanto, a recente popularidade das ações de dividendos faz com que alguns analistas de mercado se perguntem se estão atualmente supervalorizados. Além disso, tenha cuidado com fundos com rendimentos extremamente altos. Isso pode ser um sinal de que as empresas estão assumindo riscos exorbitantes e estão indo para declínios.

 

A maioria dos especialistas aconselha a diversificação entre estilos de investimento. “No final, uma maneira equilibrada de ver as coisas tende a criar menos erros”, diz Heyman.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *